Avançar para o conteúdo principal

User Control no Visual Basic 2010

O Visual Basic permite a criação de controlos por parte do programador, estes controlos podem ser, posteriormente, utilizados noutros projetos.

Começamos por criar um projecto no VB:



Depois adicionamos o user control:

De seguida criamos o nosso user control adicionando componentes e código de acordo com o pretendido. Neste exemplo o user control vai apresentar um relógio analógico, assim adicionamos uma picturebox, definimos o dock em fill, adicionamos um timer com interval em 1000 (1 segundo) e colocamos o seguinte código no controlo:

Public Class Relogio
    Sub hora_analogica(ByVal x As PictureBox)
        Dim meiox, meioy As Integer
        Dim tamanhohx, tamanhohy, tamanhomx, tamanhomy, tamanhosx, tamanhosy As Integer
        Dim hora, minuto, segundo As Integer
        Dim phorax, phoray, pminutox, pminutoy, psegundox, psegundoy As Integer
        Dim anguloh, angulom, angulos As Double
        Dim tipo_letra As New Font("Arial", 10)
        Dim corp As New Pen(Brushes.Black, 2)
        Dim corv As New Pen(Brushes.Red, 2)
        Dim cora As New Pen(Brushes.Blue, 2)

        'limpa a picturebox
        x.CreateGraphics.Clear(x.BackColor)

        'achar o meio da imagem
        meiox = x.Width / 2
        meioy = x.Height / 2
        'tamanho dos ponteiros
        tamanhomx = meiox
        tamanhomy = meioy
        tamanhosx = tamanhomx * 0.8
        tamanhosy = tamanhomy * 0.8
        tamanhohx = tamanhomx * 0.5
        tamanhohy = tamanhomy * 0.5

        'desenhar mostrador
        '12 horas
        anguloh = ((0 / 12 * 360) - 90) * Math.PI / 180
        phorax = meiox + Math.Cos(anguloh) * tamanhomx
        phoray = meioy + Math.Sin(anguloh) * tamanhomy
        x.CreateGraphics.DrawString("12", tipo_letra, Brushes.Black, phorax, phoray)
        '6 horas
        anguloh = ((6 / 12 * 360) - 90) * Math.PI / 180
        phorax = meiox + Math.Cos(anguloh) * tamanhomx
        phoray = meioy + Math.Sin(anguloh) * tamanhomy
        x.CreateGraphics.DrawString("6", tipo_letra, Brushes.Black, phorax, phoray - 20)
        ' 3 horas
        anguloh = ((3 / 12 * 360) - 90) * Math.PI / 180
        phorax = meiox + Math.Cos(anguloh) * tamanhomx
        phoray = meioy + Math.Sin(anguloh) * tamanhomy
        x.CreateGraphics.DrawString("3", tipo_letra, Brushes.Black, phorax - 10, phoray)
        '9 horas
        anguloh = ((9 / 12 * 360) - 90) * Math.PI / 180
        phorax = meiox + Math.Cos(anguloh) * tamanhomx
        phoray = meioy + Math.Sin(anguloh) * tamanhomy
        x.CreateGraphics.DrawString("9", tipo_letra, Brushes.Black, phorax, phoray)
        'horas
        hora = Now.Hour
        If hora > 12 Then hora = hora - 12
        anguloh = ((hora / 12 * 360) - 90) * Math.PI / 180
        phorax = meiox + Math.Cos(anguloh) * tamanhohx
        phoray = meioy + Math.Sin(anguloh) * tamanhohy
        'ponteiro das horas
        x.CreateGraphics.DrawLine(corp, meiox, meioy, phorax, phoray)
        'minutos
        minuto = Now.Minute
        angulom = ((minuto / 60 * 360) - 90) * Math.PI / 180
        pminutox = meiox + Math.Cos(angulom) * tamanhomx
        pminutoy = meioy + Math.Sin(angulom) * tamanhomy
        x.CreateGraphics.DrawLine(cora, meiox, meioy, pminutox, pminutoy)
        'segundos
        segundo = Now.Second
        angulos = ((segundo / 59 * 360) - 90) * Math.PI / 180
        psegundox = meiox + Math.Cos(angulos) * tamanhosx
        psegundoy = meioy + Math.Sin(angulos) * tamanhosy
        x.CreateGraphics.DrawLine(corv, meiox, meioy, psegundox, psegundoy)

    End Sub
    Private Sub Timer1_Tick(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles Timer1.Tick

        hora_analogica(Me.PictureBox1)

    End Sub
End Class

Depois executamos o Build do projeto, com esta tarefa concluída passamos a contar com o nosso componente na Tool Box:
Este icon só aparece se não estivermos no modo design do user control!

Feito isto podemos adicionar o nosso novo componente a qualquer formulário deste projeto do mesmo modo que se adiciona os restantes.

Se pretendermos utilizar este componente noutro projeto basta adicionar o componente criado utilizando a opção de adicionar elemento existente:

Projeto com o componente e uma aplicação que utiliza esse componente para download.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Upgrade do Windows Home para Pro sem formatar

 Há algum tempo que tentava fazer o upgrade do meu Windows 10 da versão Home para a versão Pro, mas chegava sempre a um ponto em que me era solicitado para formatar o sistema e não estava para isso. Finalmente conseguinte seguindo estes passos: - seguinte estes passos  utilizei uma das chaves genéricas para o Windows 10 Pro e fui a Settings > Update & Security > Activation > Change the product key; - após inserir uma das chaves o Windows instala as funcionalidades Pro e pede para reiniciar; - agora tem o Windows Pro mas não está ativado, assim fui ao site urcdkeys  onde comprei uma chave para o Windows Pro por menos de €20; - com essa chave voltei a funcionalidade Change the product key e ativei o Windows; - e pronto, Windows Pro ativado sem formatar ou reinstalar. Importante : eu não tenho nada a ver com o site urcdkeys por isso a vossa experiência pode correr de forma diferente da minha.

Vamos fazer um carro com o Unity 3D

Neste artigo vamos fazer um carro, simples, com o Unity 3D. A ideia é utilizar o motor de física do Unity 3D para simular o comportamento do carro. Os passos a seguir são: [1] - Criar um projeto novo

Tem troco

Para hoje um pequeno programa que dá troco, bem dar não dá mas calcula o troco a dar em função das moedas disponíveis. Neste projeto vamos utilizar o novo Visual Studio 2012. Como era de se esperar vamos iniciar um projeto novo: Agora adicionamos os seguintes elementos:  - um botão para calcular as moedas a dar de troco  - um botão para repor o número de moedas iniciais disponíveis  - uma textbox para introduzir o valor a pagar  - uma textbox para introduzir o valor entregue  - umas labels para informar o utilizador do que deve introduzir e outra para mostrar o troco  - por fim uma grelha para mostrar os valores das moedas e as quantidades disponíveis de cada uma. A janela principal do programa fica assim: Agora o código, primeiro o evento load do formulário, neste vamos definir os valores das moedas e as respetivas quantidades Para guardar estes valores vamos necessitar de uma variável definida ao nível do formulário, logo abaixo da definição da class: Public Class Form1     Public mo