Avançar para o conteúdo principal

Um jogo

Neste artigo vou apresentar um jogo desenvolvido com C# e SDL, o jogo é simples mas serve para demonstrar como utilizar a tecnologia SDL para apresentar sprites, reproduzir som e ler os inputs do utilizador através do teclado.

Os elementos gráficos e sonoros não são da minha autoria, tendo sido recolhidos de sites de partilha de arte para jogos como o opengameart.org.

Quanto ao código não é possível apresentar todo aqui mas o projeto está razoavelmente estruturado com classes para cada tipo de elemento do jogo. Praticamente em todas as classes existem dois métodos em comum que são o update e o render, o primeiro serve para atualizar o objeto e o segundo para o desenhar.

A seguir apresento uns print screens e o link para download do projeto. Deste vez inclui um setup, para o windows, feito com o InnoSetup que permite a quem pretender só jogar fazer a instalação sem se preocupar com mais nada, a não ser a crise, claro!


Tal como nos anteriores projetos feitos com o MonoDevelop funciona no Windows e no Linux. :)
Dentro em breve vou publicar uma versão do jogo feito com o C# da Microsoft e XNA 4.0.

Projeto e setup!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vamos fazer um carro com o Unity 3D

Neste artigo vamos fazer um carro, simples, com o Unity 3D. A ideia é utilizar o motor de física do Unity 3D para simular o comportamento do carro. Os passos a seguir são: [1] - Criar um projeto novo

C# IEnumerable e IEnumerator

Neste artigo vamos aprender como utilizar a interface IEnumerator por forma a permitir utilizar um ciclo foreach num conjunto ou coleção de dados. A maior parte das coleções (listas e outras) já implementam a interface, mas neste caso vamos personalizar a maneira como percorremos a lista. Quando utilizamos código assim: foreach(Class c in Collection) { ... } O compilador converte este código em algo assim: IEnumerator cc = Collection.GetEnumerator() while(cc.MoveNext()) { c=(Class)cc.Current; ... } Ao implementar a interface IEnumerable significa que a classe implementa uma versão da função GetEnumerator() que deve devolver uma classe que implemente a interface IEnumerator. Vamos explorar um exemplo. Começamos pela classe client Esta classe permitirá guardar os dados dos clientes, existindo um campo para indicar se o cliente ainda está ativo ou não. De seguida temos uma classe que define uma lista de clientes e que implementa a interface IEnumerable que de

React - Introdução

 Neste post vamos fazer uma breve introdução ao React. React é uma framework javascript e por isso é importante ter conhecimentos desta linguagem de programação para melhor compreender o seu funcionamento. O que é necessário? Para construir páginas com React é necessário ter instalado a framework Node e o seu instalador de packages o npm. Com o Node instalado basta abrir uma janela da linha de comandos, eu aconselho utilizar o novo Windows Terminal ou o Cmder . Na sua linha de comando escolhida execute o comando: npx create-react-app Tutorial01 Este comando vai criar uma pasta com o nome Tutorial01 e instalar dos os ficheiros necessários para construir a sua primeira aplicação React dentro dessa pasta. De seguida entramos na pasta criada com o comando: cd Tutorial01 E iniciamos a aplicação com o comando: npm start Deve conseguir ver uma página com o seguinte aspeto: A partir daqui, até fechar a linha de comando, todas as alterações feitas aos ficheiros da sua aplicação são automaticam