Avançar para o conteúdo principal

Bicionário - Windows Phone

Depois da versão Android fica aqui a versão Windows Phone.




Para este pequeno projeto vamos utilizar o Visual Studio 2010 Express for Windows Phone, a linguagem utilizada é o Visual Basic.

Começamos por criar o projeto novo.


Depois criamos a interface com dois radio buttons, uma textbox, um botão e um textblock.


Ainda antes de começar a codificar vamos precisar de adicionar os dois ficheiros txt ao projeto para podermos aceder a eles quando for necessário verificar a palavra introduzida. Para isso basta arrastar os ficheiros para o Solution Explorer.
Depois temos de alterar as propriedades dos dois ficheiros para que sejam compilados como recursos, assim com o botão direito do rato abrimos as propriedades dos ficheiros e alteramos a propriedade Build Action para Resource.

 As hipóteses são:

Agora o código no botão verificar, basta fazer duplo clique para abrir o editor do evento click no botão e inserir o seguinte código:

Private Sub Button1_Click(sender As System.Object, e As System.Windows.RoutedEventArgs) Handles Button1.Click
        Dim palavra As String
        Dim linha As String
        Dim encontra As Boolean
        Dim streamreaderinfo As System.Windows.Resources.StreamResourceInfo

        encontra = False
        palavra = Me.TextBox1.Text
        If palavra.Length = 0 Then
            MessageBox.Show("Preencha com uma palavra por favor!")
            Exit Sub
        End If
        palavra = palavra.ToLower()
        If Me.RadioButton2.IsChecked() = True Then 'português
            streamreaderinfo = Application.GetResourceStream(New Uri("BidicionarioWP;component/portugues.txt", UriKind.Relative))
        Else
            streamreaderinfo = Application.GetResourceStream(New Uri("BidicionarioWP;component/ingles.txt", UriKind.Relative))
        End If

        Me.TextBlock1.Text = "A pesquisar..."
        Try
            Using f As New IO.StreamReader(streamreaderinfo.Stream)
                Do While f.EndOfStream = False
                    linha = f.ReadLine()
                    linha = linha.ToLower()
                    If linha = palavra Then
                        encontra = True
                        Exit Do
                    End If
                Loop
            End Using
        Catch ex As Exception
            MessageBox.Show("Erro no acesso ao ficheiro: " & ex.Message)
            Exit Sub
        End Try

        If encontra = False Then
            Me.TextBlock1.Text = "Palavra não encontrada!"
            MessageBox.Show("Palavra não encontrada!")
        Else
            Me.TextBlock1.Text = "Palavra encontrada!"
            MessageBox.Show("Palavra encontrada!")
        End If

    End Sub

Este código é muito mais simples do que a versão Android e a execução no emulador também é muito mais rápida, a Microsoft já aprendeu há muito tempo que as ferramentas de programação são fundamentais.

Quem já programou em VB.NET vai achar o código muito parecido com o que tem utilizado, incluindo a função que permite apresentar pequenas mensagens (messagebox).

A principal diferença está no modo como referenciamos os ficheiros de texto porque neste caso eles estão inseridos como recursos no projeto e não como ficheiro isolados no sistema de ficheiros do dispositivo.

Uma última palavra sobre o emulador do Windows Phone que é muito rápido e estável comparativamente com o emulador Android que é bastante pesado e lento.

O projeto pode ser picado aqui.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vamos fazer um carro com o Unity 3D

Neste artigo vamos fazer um carro, simples, com o Unity 3D. A ideia é utilizar o motor de física do Unity 3D para simular o comportamento do carro. Os passos a seguir são: [1] - Criar um projeto novo

C# IEnumerable e IEnumerator

Neste artigo vamos aprender como utilizar a interface IEnumerator por forma a permitir utilizar um ciclo foreach num conjunto ou coleção de dados. A maior parte das coleções (listas e outras) já implementam a interface, mas neste caso vamos personalizar a maneira como percorremos a lista. Quando utilizamos código assim: foreach(Class c in Collection) { ... } O compilador converte este código em algo assim: IEnumerator cc = Collection.GetEnumerator() while(cc.MoveNext()) { c=(Class)cc.Current; ... } Ao implementar a interface IEnumerable significa que a classe implementa uma versão da função GetEnumerator() que deve devolver uma classe que implemente a interface IEnumerator. Vamos explorar um exemplo. Começamos pela classe client Esta classe permitirá guardar os dados dos clientes, existindo um campo para indicar se o cliente ainda está ativo ou não. De seguida temos uma classe que define uma lista de clientes e que implementa a interface IEnumerable que de

React - Introdução

 Neste post vamos fazer uma breve introdução ao React. React é uma framework javascript e por isso é importante ter conhecimentos desta linguagem de programação para melhor compreender o seu funcionamento. O que é necessário? Para construir páginas com React é necessário ter instalado a framework Node e o seu instalador de packages o npm. Com o Node instalado basta abrir uma janela da linha de comandos, eu aconselho utilizar o novo Windows Terminal ou o Cmder . Na sua linha de comando escolhida execute o comando: npx create-react-app Tutorial01 Este comando vai criar uma pasta com o nome Tutorial01 e instalar dos os ficheiros necessários para construir a sua primeira aplicação React dentro dessa pasta. De seguida entramos na pasta criada com o comando: cd Tutorial01 E iniciamos a aplicação com o comando: npm start Deve conseguir ver uma página com o seguinte aspeto: A partir daqui, até fechar a linha de comando, todas as alterações feitas aos ficheiros da sua aplicação são automaticam