Avançar para o conteúdo principal

Arduino & Motor DC

Neste post vou apresentar um pequeno projeto com o Arduino, a ideia é simples, controlar um motor DC.





O projeto vai incluir um potenciómetro para regular a velocidade do motor.

O circuito é o apresentado a seguir, criado com o fritzing.

Como o motor consome mais energia do que o Arduino lhe pode fornecer vamos utilizar uma pilha de 9V só para o motor. O truque está no transistor IRF520 MOSFET que vai controlar a energia que o motor recebe, da pilha de 9V, em função do valor que o Arduino lhe vai enviar.

O transistor tem 3 pernas: a base, o coletor e o emissor. A base está ligada ao pino digital do Arduino, o coletor é ligado ao motor e o emissor é ligado no neutro. O transistor além de funcionar como interruptor, ligado e desligado o motor, vai funcionar como um acelerador pois quanto maior o valor da base maior a corrente que flui entre o emissor e o coletor.

Antes de definir a velocidade do motor o Arduino lê o valor do potenciómetro, ajusta a escala, no potenciómetro vai de 0 a 1023, para um valor entre 0 e 255 e depois envia esse valor para a porta onde a base do transistor está ligada.

A porta do potenciómetro é analógica o que permite ler valores entre 0 e 1023.

Por outro lado a porta do transistor é digital e a variação da velocidade é conseguida através da técnica PWM - Pulse With Modulation.

Por fim temos de ligar o Arduino à terra da pilha de 9V.

O código fica assim:
Primeiro as constantes e as variáveis

const int potPin=0;  //pino onde o potenciometro fica ligado
const int transistorPin=9;  //pino onde fica ligado o transistor
int potValue=0;  //valor lido do potenciometro

Depois a função setup (é executada uma vez quando o programa arranca)
void setup(){
  pinMode(transistorPin,OUTPUT);
  Serial.begin(9600);
}

Por fim o ciclo (Repetido eternamente)
void loop(){
  potValue=analogRead(potPin)/4;
  analogWrite(transistorPin,potValue);
  Serial.println(potValue);
}


Além do código que lê os valores do potenciómetro e escreve para a porta do transistor incluí código para debug, enviando os valores para o computador através do cabo USB.

E a magia acontece...

Mas, sim tem um mas, o motor só pode rodar numa direção.

É um projeto simples mas que pode ser reutilizado para energias maiores, dependendo dos valores que o transistor suportar.

Por segurança incluí um diodo para proteger o Arduino de eventuais descargas que o motor possa gerar quando pára.

Projeto para download.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Upgrade do Windows Home para Pro sem formatar

 Há algum tempo que tentava fazer o upgrade do meu Windows 10 da versão Home para a versão Pro, mas chegava sempre a um ponto em que me era solicitado para formatar o sistema e não estava para isso. Finalmente conseguinte seguindo estes passos: - seguinte estes passos  utilizei uma das chaves genéricas para o Windows 10 Pro e fui a Settings > Update & Security > Activation > Change the product key; - após inserir uma das chaves o Windows instala as funcionalidades Pro e pede para reiniciar; - agora tem o Windows Pro mas não está ativado, assim fui ao site urcdkeys  onde comprei uma chave para o Windows Pro por menos de €20; - com essa chave voltei a funcionalidade Change the product key e ativei o Windows; - e pronto, Windows Pro ativado sem formatar ou reinstalar. Importante : eu não tenho nada a ver com o site urcdkeys por isso a vossa experiência pode correr de forma diferente da minha.

PONG em Flash AS3.0

Mais um pequeno jogo para demonstrar algumas das funcionalidades do AS3.0. Para este exemplo vamos implementar uma versão do Pong. Para este Pong vamos criar a possibilidade de acelerar a bola com a raqueta e, para tornar o jogo mais difícil, quando se atingir uma determinada pontuação fazemos aparecer uma parede no meio do campo de jogo. O código é muito parecido com o jogo do post anterior, mas um pouco mais complicado. Para controlar a nossa raqueta utilizamos a seguinte função: function teclado(e:KeyboardEvent):void{ dir_j1=0; if (e.keyCode == Keyboard.UP){ if(jogador1.y>0) jogador1.y -=5; dir_j1=-5; } if (e.keyCode == Keyboard.DOWN){ if(jogador1.y<370) jogador1.y +=5; dir_j1=5; } } Agora está mais simples pois só percorremos as linhas, ou seja, a coluna nunca muda. A raqueta que é controlada pelo computador depende do seguinte código: function movepc():void { if (bola.y>jogador2.y) jogador2.y = jogador2.y + velocidade_y; if (bola.y<jogador2.y) joga...

Game of 15

Toda a gente conhece o jogo de puzzle em que existe um espaço livre para mover as peças para os lugares certos. Para quem não conhece pode sempre clicar aqui . Imagem da wikipedia Hoje vamos resolver o jogo em C. Para começar utilizamos uma matriz 4x4 para o jogo. int jogo[4][4]; Além desta matriz vamos definir outra para armazenar a solução do jogo. int solucao[4][4]; Antes de mais nada criamos uma função para limpar e preparar a matriz de jogo e a matriz da solução: //prepara a matriz do jogo void limpar(void) { int l,c,conta=1;     n_jogadas=0;     for(l=0;l<4;l++){         for(c=0;c<4;c++){             jogo[l][c]=conta;             solucao[l][c]=conta;             conta++;         }     }     jogo[3][3]=0;     solucao[3][3]=0; } Também precisamos de uma função para mostrar o estado da matriz do jogo,...