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Jogos móveis == otimização

Fazer um jogo para plataformas móveis não é fácil, por isso é melhor pensar na otimização da aplicação desde o início.


Depois de decidir que ia fazer um jogo para plataformas móveis e de ter um estrutura simples a funcionar olhei para a performance (frames por segundo) e as coisas não estavam nada bonitas. Tinha um nível quase sem nada, para além de um terreno e o melhor que conseguia obter eram 8 frames por segundo.

Então tratei de pegar no saco de truques de otimização e comecei a testar:
- primeiro simplifiquei os modelos, menos vértices, menos arestas, menos faces, significa mais performance;
- depois alterei os shaders do Unity para mobile;
- como tinha um terreno decidi olhar para as opções deste e encontrei algumas opções interessantes, como:
  - pixel erro;
  - base map distance;
  - detail distance;
- também tenho uma luz (directional light) e alterei:
  - baking para baked;
  - shadows para hard shadows;

No código otimizei:
- concatenação de strings, nunca fazer sem um stringbuilder;
- chamadas a funções, evitar sempre que possível, especialmente na função update;
- substituir algumas funções por simples otimizações como a função Mathf.Abs que substitui por x = (x>=0 ? x : -x)

Depois destas pequenas alterações passei a ter 20 frames por segundo! Nada mau, especialmente tendo em conta que já não tenho um nível vazio.

Ainda existem algumas otimizações ao nível do motor de física, mas ficam para mais tarde.

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