Avançar para o conteúdo principal

Entity Framework

Neste post vamos aprender a utilizar a framework entity para o desenvolvimento de automático das operações de inserção, remoção, atualização e consulta de uma tabela.

Começamos por criar um projeto web em MVC com o Visual Studio 2015.



Agora vamos criar uma base de dados com uma tabela para livros, para isso clicamos com o botão direito na opção Data Connections na janela do Server Explorer e escolhemos Add Connection...

Depois da base de dados criada vamos clicar com o botão direito do rato para adicionar uma tabela.
A tabela é criada com os seguintes campos.
Quando estiver pronto clique no botão Update para ver a seguinte janela.
Agora clique no botão Update Database, se não conseguir é porque tem erros no script sql.

Após a execução do comando SQL deve conseguir ver a tabela criada na base de dados.
Se não aparecer tente fazer o refresh, mas atenção pois o comando refresh é sensível ao contexto por isso faça o refresh com a opção tables selecionada.

Com a tabela criada podemos voltar ao Solution Explorer e clicar com o botão direito do rato para adicionar um novo item do tipo ADO .Net Entity Data Model. Deve clicar na pasta models para que este modelo de dados seja guardado dentro da pasta.
Se a opção não existir no menu de contexto escolha adicionar novo item e na janela seguinte pesquisa ADO.
Atribuia um nome ao modelo de dados ou deixe ficar a opção previamente preenchida.
De seguida deve escolher EF Designer from Database.
Indique a fonte de dados, que será a nossa base de dados.

 De seguida pode escolher Sim para que a base de dados seja copiada para a pasta App_Data do projeto.
E por fim, ou quase, escolher a tabela books da base de dados.
Quando clicamos no botão Finish o Visual Studio vai construir um modelo de dados com base na tabela indicada.

Agora devemos compilar o nosso projeto para que este modelo de dados possa ser utilizado.
O próximo passo é criar o controller com as opções pretendidas. Para isso utilizamos o botão direito na pasta Controllers e escolhemos adicionar Controller.
Na janela que surge de seguida devemos escolher MVC 5 controller with views, using Entity Framework.
De seguida devemos indicar o modelo de dados, a ligação à bd e o nome a dar ao controller.

Agora é só esperar.

No final deste processo temos um controller com o código pronto e as respetivas views.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Upgrade do Windows Home para Pro sem formatar

 Há algum tempo que tentava fazer o upgrade do meu Windows 10 da versão Home para a versão Pro, mas chegava sempre a um ponto em que me era solicitado para formatar o sistema e não estava para isso. Finalmente conseguinte seguindo estes passos: - seguinte estes passos  utilizei uma das chaves genéricas para o Windows 10 Pro e fui a Settings > Update & Security > Activation > Change the product key; - após inserir uma das chaves o Windows instala as funcionalidades Pro e pede para reiniciar; - agora tem o Windows Pro mas não está ativado, assim fui ao site urcdkeys  onde comprei uma chave para o Windows Pro por menos de €20; - com essa chave voltei a funcionalidade Change the product key e ativei o Windows; - e pronto, Windows Pro ativado sem formatar ou reinstalar. Importante : eu não tenho nada a ver com o site urcdkeys por isso a vossa experiência pode correr de forma diferente da minha.

PONG em Flash AS3.0

Mais um pequeno jogo para demonstrar algumas das funcionalidades do AS3.0. Para este exemplo vamos implementar uma versão do Pong. Para este Pong vamos criar a possibilidade de acelerar a bola com a raqueta e, para tornar o jogo mais difícil, quando se atingir uma determinada pontuação fazemos aparecer uma parede no meio do campo de jogo. O código é muito parecido com o jogo do post anterior, mas um pouco mais complicado. Para controlar a nossa raqueta utilizamos a seguinte função: function teclado(e:KeyboardEvent):void{ dir_j1=0; if (e.keyCode == Keyboard.UP){ if(jogador1.y>0) jogador1.y -=5; dir_j1=-5; } if (e.keyCode == Keyboard.DOWN){ if(jogador1.y<370) jogador1.y +=5; dir_j1=5; } } Agora está mais simples pois só percorremos as linhas, ou seja, a coluna nunca muda. A raqueta que é controlada pelo computador depende do seguinte código: function movepc():void { if (bola.y>jogador2.y) jogador2.y = jogador2.y + velocidade_y; if (bola.y<jogador2.y) joga...

Game of 15

Toda a gente conhece o jogo de puzzle em que existe um espaço livre para mover as peças para os lugares certos. Para quem não conhece pode sempre clicar aqui . Imagem da wikipedia Hoje vamos resolver o jogo em C. Para começar utilizamos uma matriz 4x4 para o jogo. int jogo[4][4]; Além desta matriz vamos definir outra para armazenar a solução do jogo. int solucao[4][4]; Antes de mais nada criamos uma função para limpar e preparar a matriz de jogo e a matriz da solução: //prepara a matriz do jogo void limpar(void) { int l,c,conta=1;     n_jogadas=0;     for(l=0;l<4;l++){         for(c=0;c<4;c++){             jogo[l][c]=conta;             solucao[l][c]=conta;             conta++;         }     }     jogo[3][3]=0;     solucao[3][3]=0; } Também precisamos de uma função para mostrar o estado da matriz do jogo,...