Avançar para o conteúdo principal

Git com Visual Studio

Git é um sistema de controlo de versões (VCS) criado por Linus Torvalds em 2005. Com o Git é possível controlar as alterações que são feitas em cada ficheiro ao longo do tempo, permitindo também coordenar as alterações entre diferentes elementos de uma equipa.

É um sistema mais utilizado na produção de software, mas pode ser utilizador para manter um registo das alterações ocorridas em qualquer ficheiro.

Cada utilizador mantém um repositório dos ficheiros a controlar localmente, na sua máquina, e de cada vez que pretender registar as alterações executa um comando denominado de push.
As alterações locais podem, posteriormente, ser enviadas para um servidor, onde todas as alterações são registadas, esta operação é executada com o comando commit.

Sendo uma ferramenta originalmente desenvolvida para Linux todos os seus comandos são executados através da linha de comando. No entanto, estes comandos podem ser executados através de interfaces gráficas que simplificam a sua utilização.

O Visual Studio integra uma ferramenta que permite tirar partido deste sistema, independentemente do servidor escolhido para fazer o controlo das versões. É possível utilizar um serviço da própria Microsoft, o GitHub ou qualquer outro servidor que suporte os comandos Git, como por exemplo o BitBucket.

O Git pode ser integrado no projeto desde a sua criação no Visual Studio, para isso basta selecionar a opção Create new Git repository.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vamos fazer um carro com o Unity 3D

Neste artigo vamos fazer um carro, simples, com o Unity 3D. A ideia é utilizar o motor de física do Unity 3D para simular o comportamento do carro. Os passos a seguir são: [1] - Criar um projeto novo

C# IEnumerable e IEnumerator

Neste artigo vamos aprender como utilizar a interface IEnumerator por forma a permitir utilizar um ciclo foreach num conjunto ou coleção de dados. A maior parte das coleções (listas e outras) já implementam a interface, mas neste caso vamos personalizar a maneira como percorremos a lista. Quando utilizamos código assim: foreach(Class c in Collection) { ... } O compilador converte este código em algo assim: IEnumerator cc = Collection.GetEnumerator() while(cc.MoveNext()) { c=(Class)cc.Current; ... } Ao implementar a interface IEnumerable significa que a classe implementa uma versão da função GetEnumerator() que deve devolver uma classe que implemente a interface IEnumerator. Vamos explorar um exemplo. Começamos pela classe client Esta classe permitirá guardar os dados dos clientes, existindo um campo para indicar se o cliente ainda está ativo ou não. De seguida temos uma classe que define uma lista de clientes e que implementa a interface IEnumerable que de

React - Introdução

 Neste post vamos fazer uma breve introdução ao React. React é uma framework javascript e por isso é importante ter conhecimentos desta linguagem de programação para melhor compreender o seu funcionamento. O que é necessário? Para construir páginas com React é necessário ter instalado a framework Node e o seu instalador de packages o npm. Com o Node instalado basta abrir uma janela da linha de comandos, eu aconselho utilizar o novo Windows Terminal ou o Cmder . Na sua linha de comando escolhida execute o comando: npx create-react-app Tutorial01 Este comando vai criar uma pasta com o nome Tutorial01 e instalar dos os ficheiros necessários para construir a sua primeira aplicação React dentro dessa pasta. De seguida entramos na pasta criada com o comando: cd Tutorial01 E iniciamos a aplicação com o comando: npm start Deve conseguir ver uma página com o seguinte aspeto: A partir daqui, até fechar a linha de comando, todas as alterações feitas aos ficheiros da sua aplicação são automaticam