Avançar para o conteúdo principal

Git com Visual Studio

Git é um sistema de controlo de versões (VCS) criado por Linus Torvalds em 2005. Com o Git é possível controlar as alterações que são feitas em cada ficheiro ao longo do tempo, permitindo também coordenar as alterações entre diferentes elementos de uma equipa.

É um sistema mais utilizado na produção de software, mas pode ser utilizador para manter um registo das alterações ocorridas em qualquer ficheiro.

Cada utilizador mantém um repositório dos ficheiros a controlar localmente, na sua máquina, e de cada vez que pretender registar as alterações executa um comando denominado de push.
As alterações locais podem, posteriormente, ser enviadas para um servidor, onde todas as alterações são registadas, esta operação é executada com o comando commit.

Sendo uma ferramenta originalmente desenvolvida para Linux todos os seus comandos são executados através da linha de comando. No entanto, estes comandos podem ser executados através de interfaces gráficas que simplificam a sua utilização.

O Visual Studio integra uma ferramenta que permite tirar partido deste sistema, independentemente do servidor escolhido para fazer o controlo das versões. É possível utilizar um serviço da própria Microsoft, o GitHub ou qualquer outro servidor que suporte os comandos Git, como por exemplo o BitBucket.

O Git pode ser integrado no projeto desde a sua criação no Visual Studio, para isso basta selecionar a opção Create new Git repository.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Encriptar e Desencriptar

Com o .Net podemos facilmente codificar e descodificar mensagens através do namespace Cryptography. Neste post vamos estudar um programa que encripta um texto com base numa palavra passe e posteriormente descodifica a mensagem. Começamos por criar uma função para encriptar: string codifica(string mensagem, string ppasse) {   //este vector vai ficar com a mensagem encriptada   byte [] mensagem_codificada;  //vamos utilizar codificação UTF8   System.Text.UTF8Encoding UTF8 = new System.Text.UTF8Encoding();   // Vamos utilizar o algoritmo MD5 para fazer o Hash da palavra passe   MD5CryptoServiceProvider HashProvider = new MD5CryptoServiceProvider();   //Agora podemos então fazer o hash da palavra passe   byte[] TDESChave = HashProvider.ComputeHash(UTF8.GetBytes(ppasse));   //De seguida vamos escolher o algoritmo de encriptação   TripleDESCryptoServiceProvider TDESAlgoritmo = new TripleDESCryptoServiceProvider();   //Confi...

Upgrade do Windows Home para Pro sem formatar

 Há algum tempo que tentava fazer o upgrade do meu Windows 10 da versão Home para a versão Pro, mas chegava sempre a um ponto em que me era solicitado para formatar o sistema e não estava para isso. Finalmente conseguinte seguindo estes passos: - seguinte estes passos  utilizei uma das chaves genéricas para o Windows 10 Pro e fui a Settings > Update & Security > Activation > Change the product key; - após inserir uma das chaves o Windows instala as funcionalidades Pro e pede para reiniciar; - agora tem o Windows Pro mas não está ativado, assim fui ao site urcdkeys  onde comprei uma chave para o Windows Pro por menos de €20; - com essa chave voltei a funcionalidade Change the product key e ativei o Windows; - e pronto, Windows Pro ativado sem formatar ou reinstalar. Importante : eu não tenho nada a ver com o site urcdkeys por isso a vossa experiência pode correr de forma diferente da minha.

PONG em Flash AS3.0

Mais um pequeno jogo para demonstrar algumas das funcionalidades do AS3.0. Para este exemplo vamos implementar uma versão do Pong. Para este Pong vamos criar a possibilidade de acelerar a bola com a raqueta e, para tornar o jogo mais difícil, quando se atingir uma determinada pontuação fazemos aparecer uma parede no meio do campo de jogo. O código é muito parecido com o jogo do post anterior, mas um pouco mais complicado. Para controlar a nossa raqueta utilizamos a seguinte função: function teclado(e:KeyboardEvent):void{ dir_j1=0; if (e.keyCode == Keyboard.UP){ if(jogador1.y>0) jogador1.y -=5; dir_j1=-5; } if (e.keyCode == Keyboard.DOWN){ if(jogador1.y<370) jogador1.y +=5; dir_j1=5; } } Agora está mais simples pois só percorremos as linhas, ou seja, a coluna nunca muda. A raqueta que é controlada pelo computador depende do seguinte código: function movepc():void { if (bola.y>jogador2.y) jogador2.y = jogador2.y + velocidade_y; if (bola.y<jogador2.y) joga...