Avançar para o conteúdo principal

TensorFlow Variáveis e placeholders

Neste tutorial vamos introduzir dois novos tipos de nós: variáveis e placeholders.

Depois de importarmos o tensorflow:

import tensorflow as tf

Iniciamos a sessão, mas antes fazemos o reset ao estado interno:

tf.reset_default_graph()
sess=tf.Session()

Agora podemos criar duas variáveis:

x = tf.Variable(2.0,tf.float32)
y = tf.Variable(3.0,tf.float32)

Sempre que se utilizam variáveis numa sessão tensorflow é necessário inicializa-las:

init = tf.global_variables_initializer()
sess.run(init)

Agora podemos definir a expressão matemática a utilizar:

sumnodes = x + y

Agora podemos calcular o resultado da expressão:

print(sess.run(sumnodes))

Para alterarmos os valores das variáveis devemos utilizar a função assign:

sess.run(x.assign(5.0))

Como sempre temos de executar dentro da sessão. Podemos associar esta operação a uma referência o que permite executar várias operações em simultâneo:

NewX = x.assign(5.0)
NewY = y.assign(10.0)

sess.run([NewX,NewY])

Agora, se avaliarmos a expressão o resultado é diferente:

print(sess.run(sumnodes))

Os placeholders têm um comportamento diferente, pois permite mudar o valor quando a expressão é avaliada, podendo ser definido um conjunto de valores (array) que fazem com que o TensorFlow avalie a expressão para cada um de eles.

Assim, criamos um placeholder:

a = tf.placeholder(tf.float32)

Como se pode ver não tem nenhum valor atribuído. De seguida alteramos a nossa expressão para:

sumnodes = x*a + y

Para avaliar a expressão fazemos:

print(sess.run(sumnodes,{a: 10}))

O parâmetro que é passado define o valor do placeholder. Também podemos fazer assim:

print(sess.run(sumnodes,{a: range(10)}))

ou assim:

print(sess.run(sumnodes,{a: [2,5,8,11]}))

Ao trabalharmos com variáveis e placeholders é muito importante não esquecer de fechar a sessão:

sess.close()

O vídeo no youtube


O codigo no Github

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Upgrade do Windows Home para Pro sem formatar

 Há algum tempo que tentava fazer o upgrade do meu Windows 10 da versão Home para a versão Pro, mas chegava sempre a um ponto em que me era solicitado para formatar o sistema e não estava para isso. Finalmente conseguinte seguindo estes passos: - seguinte estes passos  utilizei uma das chaves genéricas para o Windows 10 Pro e fui a Settings > Update & Security > Activation > Change the product key; - após inserir uma das chaves o Windows instala as funcionalidades Pro e pede para reiniciar; - agora tem o Windows Pro mas não está ativado, assim fui ao site urcdkeys  onde comprei uma chave para o Windows Pro por menos de €20; - com essa chave voltei a funcionalidade Change the product key e ativei o Windows; - e pronto, Windows Pro ativado sem formatar ou reinstalar. Importante : eu não tenho nada a ver com o site urcdkeys por isso a vossa experiência pode correr de forma diferente da minha.

Encriptar e Desencriptar

Com o .Net podemos facilmente codificar e descodificar mensagens através do namespace Cryptography. Neste post vamos estudar um programa que encripta um texto com base numa palavra passe e posteriormente descodifica a mensagem. Começamos por criar uma função para encriptar: string codifica(string mensagem, string ppasse) {   //este vector vai ficar com a mensagem encriptada   byte [] mensagem_codificada;  //vamos utilizar codificação UTF8   System.Text.UTF8Encoding UTF8 = new System.Text.UTF8Encoding();   // Vamos utilizar o algoritmo MD5 para fazer o Hash da palavra passe   MD5CryptoServiceProvider HashProvider = new MD5CryptoServiceProvider();   //Agora podemos então fazer o hash da palavra passe   byte[] TDESChave = HashProvider.ComputeHash(UTF8.GetBytes(ppasse));   //De seguida vamos escolher o algoritmo de encriptação   TripleDESCryptoServiceProvider TDESAlgoritmo = new TripleDESCryptoServiceProvider();   //Confi...

PONG em Flash AS3.0

Mais um pequeno jogo para demonstrar algumas das funcionalidades do AS3.0. Para este exemplo vamos implementar uma versão do Pong. Para este Pong vamos criar a possibilidade de acelerar a bola com a raqueta e, para tornar o jogo mais difícil, quando se atingir uma determinada pontuação fazemos aparecer uma parede no meio do campo de jogo. O código é muito parecido com o jogo do post anterior, mas um pouco mais complicado. Para controlar a nossa raqueta utilizamos a seguinte função: function teclado(e:KeyboardEvent):void{ dir_j1=0; if (e.keyCode == Keyboard.UP){ if(jogador1.y>0) jogador1.y -=5; dir_j1=-5; } if (e.keyCode == Keyboard.DOWN){ if(jogador1.y<370) jogador1.y +=5; dir_j1=5; } } Agora está mais simples pois só percorremos as linhas, ou seja, a coluna nunca muda. A raqueta que é controlada pelo computador depende do seguinte código: function movepc():void { if (bola.y>jogador2.y) jogador2.y = jogador2.y + velocidade_y; if (bola.y<jogador2.y) joga...