Avançar para o conteúdo principal

Wpf/Xaml single page app

Neste post vamos ver como criar uma aplicação com uma única janela. 
A aplicação terá várias páginas e é baseada na tecnologia WPF/XAML utilizando a linguagem de programação C#.
Começamos por criar o projeto no Visual Studio escolhendo este tipo de aplicação: 




De seguida abrimos a Main Window e definimos a estrutura da interface. 




Do lado esquerdo colocamos um menu e do lado direito fica o elemento DockPanel com uma Frame



A Frame é o elemento que será utilizado para mostrar o conteúdo das páginas. 

Agora podemos criar as páginas. Neste exemplo criamos duas. 
Clicando com o botão direito no Solution Explorer, escolhemos Add e depois Page.

Repetimos o processo e o projeto agora tem a MainWindow, a Page1 e a Page2.

Nas páginas criadas colocamos o conteúdo a apresentar. Como isto é só um exemplo vou alterar a cor de fundo e colocar um pequeno texto.
A Page1

A Page2

Por fim vamos fazer o código. De volta à MainWindow temos de criar os eventos nos items do menu. Assim, na linha do MenuItem acrescentamos o evento click e escolhemos New Event Handler:


Se a opção não aparecer tente com CTRL+ESPAÇO.
O Visual Studio gerou a função, agora basta premir F7.
Dentro de cada evento/função basta acrescentar esta linha de código

Com este código estamos a atribuir como conteúdo da Frame a respetiva página.
E pronto, agora é só testar.

O projeto está aqui.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Upgrade do Windows Home para Pro sem formatar

 Há algum tempo que tentava fazer o upgrade do meu Windows 10 da versão Home para a versão Pro, mas chegava sempre a um ponto em que me era solicitado para formatar o sistema e não estava para isso. Finalmente conseguinte seguindo estes passos: - seguinte estes passos  utilizei uma das chaves genéricas para o Windows 10 Pro e fui a Settings > Update & Security > Activation > Change the product key; - após inserir uma das chaves o Windows instala as funcionalidades Pro e pede para reiniciar; - agora tem o Windows Pro mas não está ativado, assim fui ao site urcdkeys  onde comprei uma chave para o Windows Pro por menos de €20; - com essa chave voltei a funcionalidade Change the product key e ativei o Windows; - e pronto, Windows Pro ativado sem formatar ou reinstalar. Importante : eu não tenho nada a ver com o site urcdkeys por isso a vossa experiência pode correr de forma diferente da minha.

PONG em Flash AS3.0

Mais um pequeno jogo para demonstrar algumas das funcionalidades do AS3.0. Para este exemplo vamos implementar uma versão do Pong. Para este Pong vamos criar a possibilidade de acelerar a bola com a raqueta e, para tornar o jogo mais difícil, quando se atingir uma determinada pontuação fazemos aparecer uma parede no meio do campo de jogo. O código é muito parecido com o jogo do post anterior, mas um pouco mais complicado. Para controlar a nossa raqueta utilizamos a seguinte função: function teclado(e:KeyboardEvent):void{ dir_j1=0; if (e.keyCode == Keyboard.UP){ if(jogador1.y>0) jogador1.y -=5; dir_j1=-5; } if (e.keyCode == Keyboard.DOWN){ if(jogador1.y<370) jogador1.y +=5; dir_j1=5; } } Agora está mais simples pois só percorremos as linhas, ou seja, a coluna nunca muda. A raqueta que é controlada pelo computador depende do seguinte código: function movepc():void { if (bola.y>jogador2.y) jogador2.y = jogador2.y + velocidade_y; if (bola.y<jogador2.y) joga...

Game of 15

Toda a gente conhece o jogo de puzzle em que existe um espaço livre para mover as peças para os lugares certos. Para quem não conhece pode sempre clicar aqui . Imagem da wikipedia Hoje vamos resolver o jogo em C. Para começar utilizamos uma matriz 4x4 para o jogo. int jogo[4][4]; Além desta matriz vamos definir outra para armazenar a solução do jogo. int solucao[4][4]; Antes de mais nada criamos uma função para limpar e preparar a matriz de jogo e a matriz da solução: //prepara a matriz do jogo void limpar(void) { int l,c,conta=1;     n_jogadas=0;     for(l=0;l<4;l++){         for(c=0;c<4;c++){             jogo[l][c]=conta;             solucao[l][c]=conta;             conta++;         }     }     jogo[3][3]=0;     solucao[3][3]=0; } Também precisamos de uma função para mostrar o estado da matriz do jogo,...