Avançar para o conteúdo principal

RFID Tags

As etiquetas RFID são, hoje em dia, muito comuns em diversas atividades, desde cartões de identificação a etiquetas para identificar produtos.

RFID significa Radio Frequency Identification (Identificação por rádio frequência).

O principio é simples, existe um leitor e uma etiqueta que comunicam, mas ao contrário dos rádios a etiqueta não tem de ser alimentada (apesar de existirem algumas que são) por baterias, esta é alimentada pelo leitor por um período breve de tempo durante o qual é enviado para o leitor o número de identificação da etiqueta.

Para este pequeno projeto vou utilizar uma placa RFID USB da SparkFun para comunicar com um leitor RFID.





O leitor encaixa na placa que por sua vez liga-se ao computador via USB. Nada mais fácil.




Agora precisamos dos drivers da placa para isso basta seguir este link.

Depois do dispositivo estar instalado temos de saber qual o número da porta que lhe foi atribuído  para isso basta ir ao gestor de dispositivos e procurar na secção portas.



No meu caso é a porta COM31.

Agora vamos até ao Visual Basic fazer um pequeno programa para ler as etiquetas.


No formulário vamos utilizar o componente SerialPort para receber do leitor RFID os dados das etiquetas.


Agora o código.

Primeiro o botão que atualiza a porta de comunicação e abre a porta.



    Private Sub Button1_Click(sender As System.Object, e As System.EventArgs) Handles Button1.Click


        If Me.SerialPort1.IsOpen = True Then Me.SerialPort1.Close()

        Try
            Me.SerialPort1.PortName = Me.TextBox1.Text

            If Me.SerialPort1.IsOpen = False Then Me.SerialPort1.Open()
        Catch ex As Exception
            MessageBox.Show(ex.Message)
        End Try


    End Sub


Agora o componente SerialPort, por defeito este já está configurado para um baud rate de 9600 que é a mesma velocidade da placa da SparkFun, como já deve ter percebido esta porta apesar de ser usb utiliza um protocolo de comunicação série tal como o arduino.

Para ler os dados da SerialPort adicionamos um timer que quando detetar dados lê-os e adiciona-os à listbox, o código do timer:


    Private Sub Timer1_Tick(sender As System.Object, e As System.EventArgs) Handles Timer1.Tick
        Dim letra As Char
        Static texto As String

        If Me.SerialPort1.IsOpen = False Then Exit Sub
        letra = ChrW(Me.SerialPort1.ReadChar())
        If Char.IsLetterOrDigit(letra) Then
            texto = texto & letra
        Else
            If texto = "" Then Exit Sub
            If texto <> "" Then
                Me.ListBox1.Items.Add(texto)
                texto = ""
            End If
        End If

    End Sub

Com este código cada letra da tag é lida individualmente e adicionada à string quando a letra lida não é válida verificamos se terminamos de ler para adicionar à listbox.



O projeto pode ser encontrado aqui.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vamos fazer um carro com o Unity 3D

Neste artigo vamos fazer um carro, simples, com o Unity 3D. A ideia é utilizar o motor de física do Unity 3D para simular o comportamento do carro. Os passos a seguir são: [1] - Criar um projeto novo

C# IEnumerable e IEnumerator

Neste artigo vamos aprender como utilizar a interface IEnumerator por forma a permitir utilizar um ciclo foreach num conjunto ou coleção de dados. A maior parte das coleções (listas e outras) já implementam a interface, mas neste caso vamos personalizar a maneira como percorremos a lista. Quando utilizamos código assim: foreach(Class c in Collection) { ... } O compilador converte este código em algo assim: IEnumerator cc = Collection.GetEnumerator() while(cc.MoveNext()) { c=(Class)cc.Current; ... } Ao implementar a interface IEnumerable significa que a classe implementa uma versão da função GetEnumerator() que deve devolver uma classe que implemente a interface IEnumerator. Vamos explorar um exemplo. Começamos pela classe client Esta classe permitirá guardar os dados dos clientes, existindo um campo para indicar se o cliente ainda está ativo ou não. De seguida temos uma classe que define uma lista de clientes e que implementa a interface IEnumerable que de

React - Introdução

 Neste post vamos fazer uma breve introdução ao React. React é uma framework javascript e por isso é importante ter conhecimentos desta linguagem de programação para melhor compreender o seu funcionamento. O que é necessário? Para construir páginas com React é necessário ter instalado a framework Node e o seu instalador de packages o npm. Com o Node instalado basta abrir uma janela da linha de comandos, eu aconselho utilizar o novo Windows Terminal ou o Cmder . Na sua linha de comando escolhida execute o comando: npx create-react-app Tutorial01 Este comando vai criar uma pasta com o nome Tutorial01 e instalar dos os ficheiros necessários para construir a sua primeira aplicação React dentro dessa pasta. De seguida entramos na pasta criada com o comando: cd Tutorial01 E iniciamos a aplicação com o comando: npm start Deve conseguir ver uma página com o seguinte aspeto: A partir daqui, até fechar a linha de comando, todas as alterações feitas aos ficheiros da sua aplicação são automaticam