Avançar para o conteúdo principal

RFID Tags

As etiquetas RFID são, hoje em dia, muito comuns em diversas atividades, desde cartões de identificação a etiquetas para identificar produtos.

RFID significa Radio Frequency Identification (Identificação por rádio frequência).

O principio é simples, existe um leitor e uma etiqueta que comunicam, mas ao contrário dos rádios a etiqueta não tem de ser alimentada (apesar de existirem algumas que são) por baterias, esta é alimentada pelo leitor por um período breve de tempo durante o qual é enviado para o leitor o número de identificação da etiqueta.

Para este pequeno projeto vou utilizar uma placa RFID USB da SparkFun para comunicar com um leitor RFID.





O leitor encaixa na placa que por sua vez liga-se ao computador via USB. Nada mais fácil.




Agora precisamos dos drivers da placa para isso basta seguir este link.

Depois do dispositivo estar instalado temos de saber qual o número da porta que lhe foi atribuído  para isso basta ir ao gestor de dispositivos e procurar na secção portas.



No meu caso é a porta COM31.

Agora vamos até ao Visual Basic fazer um pequeno programa para ler as etiquetas.


No formulário vamos utilizar o componente SerialPort para receber do leitor RFID os dados das etiquetas.


Agora o código.

Primeiro o botão que atualiza a porta de comunicação e abre a porta.



    Private Sub Button1_Click(sender As System.Object, e As System.EventArgs) Handles Button1.Click


        If Me.SerialPort1.IsOpen = True Then Me.SerialPort1.Close()

        Try
            Me.SerialPort1.PortName = Me.TextBox1.Text

            If Me.SerialPort1.IsOpen = False Then Me.SerialPort1.Open()
        Catch ex As Exception
            MessageBox.Show(ex.Message)
        End Try


    End Sub


Agora o componente SerialPort, por defeito este já está configurado para um baud rate de 9600 que é a mesma velocidade da placa da SparkFun, como já deve ter percebido esta porta apesar de ser usb utiliza um protocolo de comunicação série tal como o arduino.

Para ler os dados da SerialPort adicionamos um timer que quando detetar dados lê-os e adiciona-os à listbox, o código do timer:


    Private Sub Timer1_Tick(sender As System.Object, e As System.EventArgs) Handles Timer1.Tick
        Dim letra As Char
        Static texto As String

        If Me.SerialPort1.IsOpen = False Then Exit Sub
        letra = ChrW(Me.SerialPort1.ReadChar())
        If Char.IsLetterOrDigit(letra) Then
            texto = texto & letra
        Else
            If texto = "" Then Exit Sub
            If texto <> "" Then
                Me.ListBox1.Items.Add(texto)
                texto = ""
            End If
        End If

    End Sub

Com este código cada letra da tag é lida individualmente e adicionada à string quando a letra lida não é válida verificamos se terminamos de ler para adicionar à listbox.



O projeto pode ser encontrado aqui.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Upgrade do Windows Home para Pro sem formatar

 Há algum tempo que tentava fazer o upgrade do meu Windows 10 da versão Home para a versão Pro, mas chegava sempre a um ponto em que me era solicitado para formatar o sistema e não estava para isso. Finalmente conseguinte seguindo estes passos: - seguinte estes passos  utilizei uma das chaves genéricas para o Windows 10 Pro e fui a Settings > Update & Security > Activation > Change the product key; - após inserir uma das chaves o Windows instala as funcionalidades Pro e pede para reiniciar; - agora tem o Windows Pro mas não está ativado, assim fui ao site urcdkeys  onde comprei uma chave para o Windows Pro por menos de €20; - com essa chave voltei a funcionalidade Change the product key e ativei o Windows; - e pronto, Windows Pro ativado sem formatar ou reinstalar. Importante : eu não tenho nada a ver com o site urcdkeys por isso a vossa experiência pode correr de forma diferente da minha.

PONG em Flash AS3.0

Mais um pequeno jogo para demonstrar algumas das funcionalidades do AS3.0. Para este exemplo vamos implementar uma versão do Pong. Para este Pong vamos criar a possibilidade de acelerar a bola com a raqueta e, para tornar o jogo mais difícil, quando se atingir uma determinada pontuação fazemos aparecer uma parede no meio do campo de jogo. O código é muito parecido com o jogo do post anterior, mas um pouco mais complicado. Para controlar a nossa raqueta utilizamos a seguinte função: function teclado(e:KeyboardEvent):void{ dir_j1=0; if (e.keyCode == Keyboard.UP){ if(jogador1.y>0) jogador1.y -=5; dir_j1=-5; } if (e.keyCode == Keyboard.DOWN){ if(jogador1.y<370) jogador1.y +=5; dir_j1=5; } } Agora está mais simples pois só percorremos as linhas, ou seja, a coluna nunca muda. A raqueta que é controlada pelo computador depende do seguinte código: function movepc():void { if (bola.y>jogador2.y) jogador2.y = jogador2.y + velocidade_y; if (bola.y<jogador2.y) joga...

Game of 15

Toda a gente conhece o jogo de puzzle em que existe um espaço livre para mover as peças para os lugares certos. Para quem não conhece pode sempre clicar aqui . Imagem da wikipedia Hoje vamos resolver o jogo em C. Para começar utilizamos uma matriz 4x4 para o jogo. int jogo[4][4]; Além desta matriz vamos definir outra para armazenar a solução do jogo. int solucao[4][4]; Antes de mais nada criamos uma função para limpar e preparar a matriz de jogo e a matriz da solução: //prepara a matriz do jogo void limpar(void) { int l,c,conta=1;     n_jogadas=0;     for(l=0;l<4;l++){         for(c=0;c<4;c++){             jogo[l][c]=conta;             solucao[l][c]=conta;             conta++;         }     }     jogo[3][3]=0;     solucao[3][3]=0; } Também precisamos de uma função para mostrar o estado da matriz do jogo,...