Avançar para o conteúdo principal

Tem troco

Para hoje um pequeno programa que dá troco, bem dar não dá mas calcula o troco a dar em função das moedas disponíveis.

Neste projeto vamos utilizar o novo Visual Studio 2012.



Como era de se esperar vamos iniciar um projeto novo:


Agora adicionamos os seguintes elementos:
 - um botão para calcular as moedas a dar de troco
 - um botão para repor o número de moedas iniciais disponíveis
 - uma textbox para introduzir o valor a pagar
 - uma textbox para introduzir o valor entregue
 - umas labels para informar o utilizador do que deve introduzir e outra para mostrar o troco
 - por fim uma grelha para mostrar os valores das moedas e as quantidades disponíveis de cada uma.

A janela principal do programa fica assim:


Agora o código, primeiro o evento load do formulário, neste vamos definir os valores das moedas e as respetivas quantidades

Para guardar estes valores vamos necessitar de uma variável definida ao nível do formulário, logo abaixo da definição da class:

Public Class Form1
    Public moedas(0 To 7, 0 To 2) As Double


Assim no load fica:


        'valor das moedas
        moedas(0, 0) = 0.01
        moedas(1, 0) = 0.02
        moedas(2, 0) = 0.05
        moedas(3, 0) = 0.1
        moedas(4, 0) = 0.2
        moedas(5, 0) = 0.5
        moedas(6, 0) = 1
        moedas(7, 0) = 2
        'número de moedas
        moedas(0, 1) = 5
        moedas(1, 1) = 5
        moedas(2, 1) = 5
        moedas(3, 1) = 5
        moedas(4, 1) = 5
        moedas(5, 1) = 5
        moedas(6, 1) = 5
        moedas(7, 1) = 5
        'moedas dadas como troco
        moedas(0, 2) = 0
        moedas(1, 2) = 0
        moedas(2, 2) = 0
        moedas(3, 2) = 0
        moedas(4, 2) = 0
        moedas(5, 2) = 0
        moedas(6, 2) = 0
        moedas(7, 2) = 0

Como podemos verificar na matriz temos três colunas: a primeira para o valor facial das moedas, a segunda para a quantidade de moedas disponíveis e a terceira para a quantidade de moedas a dar de troco.

Precisamos, ainda, de uma função para atualizar a grelha:

    Sub grelha()
        Dim l, c As Integer

        If Me.DataGridView1.Rows.Count < moedas.Length / 3 Then

            For l = 0 To 7
                Me.DataGridView1.Rows.Add()
                For c = 0 To 2
                    Me.DataGridView1.Rows(l).Cells(c).Value = moedas(l, c)
                Next
            Next
        Else
            For l = 0 To 7
                For c = 0 To 2
                    Me.DataGridView1.Rows(l).Cells(c).Value = moedas(l, c)
                Next
            Next
        End If

    End Sub

Esta função começa por verificar se a grelha está ou não preenchida, se sim atualiza os valores senão adiciona linhas e atualiza os valores.
A função deve ser chamada no evento load, mesmo no final.


O botão para repor é muito simples:

    Sub repor()
        'número de moedas
        moedas(0, 1) = 5
        moedas(1, 1) = 5
        moedas(2, 1) = 5
        moedas(3, 1) = 5
        moedas(4, 1) = 5
        moedas(5, 1) = 5
        moedas(6, 1) = 5
        moedas(7, 1) = 5
        'moedas dadas como troco
        moedas(0, 2) = 0
        moedas(1, 2) = 0
        moedas(2, 2) = 0
        moedas(3, 2) = 0
        moedas(4, 2) = 0
        moedas(5, 2) = 0
        moedas(6, 2) = 0
        moedas(7, 2) = 0

        grelha()

    End Sub

Primeiro altera os valores disponíveis de cada tipo de moeda e por fim limpa os valores referentes às moedas retiradas como troco.

Agora o código do botão calcular:

    Private Sub Button1_Click(sender As System.Object, e As System.EventArgs) Handles Button1.Click
        Dim v_pagar, v_entregue, v_troco, s_troco, m As Double

        If IsNumeric(TextBox1.Text) = False Then Exit Sub
        If IsNumeric(TextBox2.Text) = False Then Exit Sub

        Double.TryParse(TextBox1.Text, v_pagar)
        Double.TryParse(TextBox2.Text, v_entregue)
        v_troco = v_entregue - v_pagar
        v_troco = Math.Round(v_troco, 2)
        Me.Label3.Text = v_troco

        If Me.Label3.Text = "0" Then Exit Sub

        s_troco = 0
        m = 7
        Do While s_troco < v_troco And m >= 0
            If s_troco + moedas(m, 0) <= v_troco And moedas(m, 1) > 0 Then
                s_troco = s_troco + moedas(m, 0)
                moedas(m, 1) -= 1
                moedas(m, 2) += 1
            Else
                m -= 1
            End If
        Loop
        If s_troco < v_troco Then
            MessageBox.Show("Não existem moedas suficientes para processar o troco!")
        End If
        grelha()

    End Sub
Esta função começa por tentar retirar os valores das textboxes, depois calcula o valor do troco.
De seguida arredonda o troco só para duas casas decimais e se o troco foi diferente de 0 então vamos procurar moedas até atingir o valor do troco.
Para dar o troco começamos pelo fim da matriz à procura das moedas de maior valor até não termos mais moedas ou até satisfazermos o valor do troco.

E pronto, mais um projeto disponível aqui.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vamos fazer um carro com o Unity 3D

Neste artigo vamos fazer um carro, simples, com o Unity 3D. A ideia é utilizar o motor de física do Unity 3D para simular o comportamento do carro. Os passos a seguir são: [1] - Criar um projeto novo

C# IEnumerable e IEnumerator

Neste artigo vamos aprender como utilizar a interface IEnumerator por forma a permitir utilizar um ciclo foreach num conjunto ou coleção de dados. A maior parte das coleções (listas e outras) já implementam a interface, mas neste caso vamos personalizar a maneira como percorremos a lista. Quando utilizamos código assim: foreach(Class c in Collection) { ... } O compilador converte este código em algo assim: IEnumerator cc = Collection.GetEnumerator() while(cc.MoveNext()) { c=(Class)cc.Current; ... } Ao implementar a interface IEnumerable significa que a classe implementa uma versão da função GetEnumerator() que deve devolver uma classe que implemente a interface IEnumerator. Vamos explorar um exemplo. Começamos pela classe client Esta classe permitirá guardar os dados dos clientes, existindo um campo para indicar se o cliente ainda está ativo ou não. De seguida temos uma classe que define uma lista de clientes e que implementa a interface IEnumerable que de

React - Introdução

 Neste post vamos fazer uma breve introdução ao React. React é uma framework javascript e por isso é importante ter conhecimentos desta linguagem de programação para melhor compreender o seu funcionamento. O que é necessário? Para construir páginas com React é necessário ter instalado a framework Node e o seu instalador de packages o npm. Com o Node instalado basta abrir uma janela da linha de comandos, eu aconselho utilizar o novo Windows Terminal ou o Cmder . Na sua linha de comando escolhida execute o comando: npx create-react-app Tutorial01 Este comando vai criar uma pasta com o nome Tutorial01 e instalar dos os ficheiros necessários para construir a sua primeira aplicação React dentro dessa pasta. De seguida entramos na pasta criada com o comando: cd Tutorial01 E iniciamos a aplicação com o comando: npm start Deve conseguir ver uma página com o seguinte aspeto: A partir daqui, até fechar a linha de comando, todas as alterações feitas aos ficheiros da sua aplicação são automaticam