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Concorrência parte II

Continuando o assunto das THREADS ...

Durante a execução de threads pode ser necessário garantir que uma thread conclua a sua tarefa para que outra possa continuar.

Isso é possível com recurso ao método Join da classe Thread, chamando este método pára a execução da thread corrente, ou seja, a thread que chamou o método, até que termine a thread sobre a qual se chamou o método.

Por vezes este método pode provocar resultados inesperados especialmente se chamado a partir da thread principal do programa uma vez que a interface deixa de responder, incluindo os próprios timers.




Neste programa o botão Iniciar demo corre o seguinte código:


            obj_teste = new teste(); //objecto com código da thread
           
             thr_teste = new Thread(new ThreadStart(obj_teste.executa));  //nova thread criada
           
            this.timer1.Enabled = true;  //activar o timer para ver o estado da thread
            //vamos iniciar a thread
            thr_teste.Start();
           
            this.label3.Text="Em execução!";
            Application.DoEvents();  //permite que a aplicação actualize a interface
            if (this.checkBox1.Checked)   //activar o join sim ou não?
            {
                //vamos esperar que termine
                //nem o timer é chamado
                thr_teste.Join();
            }
            ////quando termina continua aqui
            this.label3.Text="Terminado!";
            Application.DoEvents();

O código da classe Teste é muito simples


    public class teste
    {
        public int valor;
        public teste()
        {
            valor = 0;
        }
        public void executa()
        {
            for (int i = 0; i <= 100; i++)
            {
                valor = i;
                Application.DoEvents();
                Thread.Sleep(100);
            }
        }
    }

Este código é só para alterar o valor da progress bar.

Depois de testar o programa é possível verificar que com o join activado a interface só responde quando a thread termina, não permitindo a utilização de nenhum objecto mesmo as simples textbox's.


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