Avançar para o conteúdo principal

XML - RSS Reader em VB.Net

No seguimento dos dois post anteriores vamos agora criar um RSS Reader com o Visual Basic 2010.
A interface será assim


Componentes: um TableLayoutPanel (para organizar a interface), uma combobox (permite escolher a origem da feed RSS), uma listbox (onde apresentamos os títulos dos artigos), um label (sempre útil para mostrar estado e outras informações), um botão (permite iniciar o processo de download do ficheiro XML com a lista de artigos) e por fim um WebBrowser que permitirá visualizar as páginas dentro da nossa aplicação.

O código:
A parte principal do código está localizado no botão e tem o seguinte aspeto:
        Dim ligacao As String
        Dim doc As New XmlDocument
        Dim items As XmlNodeList

        If Me.ComboBox1.SelectedIndex = -1 Then
            Me.Label1.Text = "Tem de selecionar a fonte de RSS!"
            Exit Sub
        End If

        If Me.ComboBox1.Text = "PCMagazine" Then
            ligacao = "http://rssnewsapps.ziffdavis.com/pcmag.xml"
        Else
            ligacao = "http://newsrss.bbc.co.uk/rss/newsonline_uk_edition/front_page/rss.xml"
        End If

        Me.Label1.Text = "A carregar RSS! Aguarde..."
        Application.DoEvents()

        Me.ListBox1.Items.Clear()
        doc.Load(ligacao)
        items = doc.SelectNodes("//item")
        Try
            For Each item As XmlNode In items
                'titulo
                Me.ListBox1.Items.Add(item.SelectSingleNode("title").InnerText)
                'link
                lista.Add(item.SelectSingleNode("link").InnerText)
            Next
            Me.Label1.Text = "Concluído!"
        Catch ex As Exception
            Me.Label1.Text = "Erro de ligação"
        End Try

Comparando com o código C# do post anterior é possível ver que é muito semelhante, à exceção da parte que lida com a listbox.

O clique num artigo da lista vai, então, carregar a página web correspondente no webcontrol, e o código que permite essa tarefa é:


        If ListBox1.SelectedIndex = 0.1 Then Exit Sub

        Dim ligacao As New Uri(lista(ListBox1.SelectedIndex))
        Me.Label1.Text = ListBox1.Text
        Me.WebBrowser1.Url = ligacao

E pronto assim temos um leitor de feeds RSS muito simples mas sempre útil.

O projeto.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Upgrade do Windows Home para Pro sem formatar

 Há algum tempo que tentava fazer o upgrade do meu Windows 10 da versão Home para a versão Pro, mas chegava sempre a um ponto em que me era solicitado para formatar o sistema e não estava para isso. Finalmente conseguinte seguindo estes passos: - seguinte estes passos  utilizei uma das chaves genéricas para o Windows 10 Pro e fui a Settings > Update & Security > Activation > Change the product key; - após inserir uma das chaves o Windows instala as funcionalidades Pro e pede para reiniciar; - agora tem o Windows Pro mas não está ativado, assim fui ao site urcdkeys  onde comprei uma chave para o Windows Pro por menos de €20; - com essa chave voltei a funcionalidade Change the product key e ativei o Windows; - e pronto, Windows Pro ativado sem formatar ou reinstalar. Importante : eu não tenho nada a ver com o site urcdkeys por isso a vossa experiência pode correr de forma diferente da minha.

PONG em Flash AS3.0

Mais um pequeno jogo para demonstrar algumas das funcionalidades do AS3.0. Para este exemplo vamos implementar uma versão do Pong. Para este Pong vamos criar a possibilidade de acelerar a bola com a raqueta e, para tornar o jogo mais difícil, quando se atingir uma determinada pontuação fazemos aparecer uma parede no meio do campo de jogo. O código é muito parecido com o jogo do post anterior, mas um pouco mais complicado. Para controlar a nossa raqueta utilizamos a seguinte função: function teclado(e:KeyboardEvent):void{ dir_j1=0; if (e.keyCode == Keyboard.UP){ if(jogador1.y>0) jogador1.y -=5; dir_j1=-5; } if (e.keyCode == Keyboard.DOWN){ if(jogador1.y<370) jogador1.y +=5; dir_j1=5; } } Agora está mais simples pois só percorremos as linhas, ou seja, a coluna nunca muda. A raqueta que é controlada pelo computador depende do seguinte código: function movepc():void { if (bola.y>jogador2.y) jogador2.y = jogador2.y + velocidade_y; if (bola.y<jogador2.y) joga...

Vamos fazer um carro com o Unity 3D

Neste artigo vamos fazer um carro, simples, com o Unity 3D. A ideia é utilizar o motor de física do Unity 3D para simular o comportamento do carro. Os passos a seguir são: [1] - Criar um projeto novo