Avançar para o conteúdo principal

XML

XML - Extensible Markup Language

Segundo a Wikipédia "O XML é um formato para a criação de documentos com dados organizados de forma hierárquica...".
Ainda segundo a Wikipédia "Seu propósito principal é a facilidade de compartilhamento de informações através da internet."
Em última análise são ficheiros de texto que incluem tags que descrevem a estrutura dos dados a par da informação, ainda que não inclua o tipo de dados de cada campo.
As RSS feeds são uma das utilizações do formato XML.
Em relação às RSS a Wikipédia diz "Os feeds RSS oferecem conteúdo Web ou resumos de conteúdo juntamente com os links para as versões completas deste conteúdo e outros metadados. Esta informação é entregue como um arquivo XML chamado "RSS feed", "webfeed", "Atom" ou ainda canal RSS."
Com estas informações podemos construir um leitor de feeds RSS, para este exemplo vou utilizar PHP para ler uma feed RSS a partir do site da PCMagazine.



Começamos por criar a estrutura do código PHP:


<!DOCTYPE html>
<html>
<head>
<title>Leitor de Feeds RSS</title>
</head>
<body>
<h1>PC Magazine</h1>
<ul>
                           <!--Inserir aqui o código-->
</ul>

</body>
</html>

Agora na parte <body> do documento criamos uma lista com os artigos. Primeiro carregamos o ficheiro XML

<?PHP
$dom = simplexml_load_file("http://rssnewsapps.ziffdavis.com/pcmag.xml");

De seguida fazemos um ciclo que percorre os items (artigos) publicados na feed:

foreach ($dom->channel->item as $item)
{
print "<li>";
print "<a href='{$item->link}'>";
print $item->title;
print "</a>";
print "</li>";
}
?>
Para cada artigo mostramos o titulo e inserimos um link para o texto no site da pcmagazine.
E pronto o código no final fica assim:


<!DOCTYPE html>
<html>
<head>
<title>Leitor de Feeds RSS</title>
</head>
<body>
<h1>PC Magazine</h1>
<ul>
<?PHP
$dom = simplexml_load_file("http://rssnewsapps.ziffdavis.com/pcmag.xml");
foreach ($dom->channel->item as $item)
{
print "<li>";
print "<a href='{$item->link}'>";
print $item->title;
print "</a>";
print "</li>";
}
?>
</ul>
</body>
</html>


Simples como só o PHP sabe ser.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Upgrade do Windows Home para Pro sem formatar

 Há algum tempo que tentava fazer o upgrade do meu Windows 10 da versão Home para a versão Pro, mas chegava sempre a um ponto em que me era solicitado para formatar o sistema e não estava para isso. Finalmente conseguinte seguindo estes passos: - seguinte estes passos  utilizei uma das chaves genéricas para o Windows 10 Pro e fui a Settings > Update & Security > Activation > Change the product key; - após inserir uma das chaves o Windows instala as funcionalidades Pro e pede para reiniciar; - agora tem o Windows Pro mas não está ativado, assim fui ao site urcdkeys  onde comprei uma chave para o Windows Pro por menos de €20; - com essa chave voltei a funcionalidade Change the product key e ativei o Windows; - e pronto, Windows Pro ativado sem formatar ou reinstalar. Importante : eu não tenho nada a ver com o site urcdkeys por isso a vossa experiência pode correr de forma diferente da minha.

Vamos fazer um carro com o Unity 3D

Neste artigo vamos fazer um carro, simples, com o Unity 3D. A ideia é utilizar o motor de física do Unity 3D para simular o comportamento do carro. Os passos a seguir são: [1] - Criar um projeto novo

Tem troco

Para hoje um pequeno programa que dá troco, bem dar não dá mas calcula o troco a dar em função das moedas disponíveis. Neste projeto vamos utilizar o novo Visual Studio 2012. Como era de se esperar vamos iniciar um projeto novo: Agora adicionamos os seguintes elementos:  - um botão para calcular as moedas a dar de troco  - um botão para repor o número de moedas iniciais disponíveis  - uma textbox para introduzir o valor a pagar  - uma textbox para introduzir o valor entregue  - umas labels para informar o utilizador do que deve introduzir e outra para mostrar o troco  - por fim uma grelha para mostrar os valores das moedas e as quantidades disponíveis de cada uma. A janela principal do programa fica assim: Agora o código, primeiro o evento load do formulário, neste vamos definir os valores das moedas e as respetivas quantidades Para guardar estes valores vamos necessitar de uma variável definida ao nível do formulário, logo abaixo da definição da class: Public Class Form1     Public mo